Breve Enquadramento...

A Associação de Apoio Social e Desenvolvimento de Galisteu e Vide-Entre-Vinhas, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sedeada na Rua 05 de Outubro nº 6 – Galisteu – Vide-Entre-Vinhas, 6360-201 Celorico da Beira, que desenvolve atividades de Apoio à População Idosa.

Esta Associação tem estatutos aprovados e registados na Direcção Geral de Acção Social e tem o seu registo efetuado através da inscrição número 31/98 com as folhas 53 do livro nº 7 das Associações de Solidariedade Social, realizado a 21-04-1998, aprovado pela portaria 778/83 de 23 de Julho. Passando-se  a apresentar a lista de pessoas que estiveram na génese da constituição esta associação.

Sócios Fundadores:

Bernardino Fernandes de Almeida

Clementina Gomes de Almeida

José da Silva do Adro

Regina Maria Martins Bonifácio Faustino

José Lopes Valente

Cândida de Almeida Fernandes Valente

Francisco de Almeida Fernandes

Aldina Maria Rainho Fernandes

Joaquim Gomes de Almeida

Carlos Alberto da Fonseca

MARCOS HISTÓRICOS:

 

• 02 de Fevereiro de 1997

Data da constituição desta Associação, foi neste dia, que os sócios fundadores na presença do notário Mário Meireles da Cunha do Cartório Notarial de Celorico da Beira, assinaram a escritura que viria a ditar a orgânica e génese desta mesma Associação, tendo a mesma sido acompanhada dos respectivos Estatutos.

 

• 27 de Julho de 1997

Assinatura do Protocolo entre a Junta de Freguesia de Vide-Entre-Vinhas e a presente Associação, que viria a deliberar o empréstimo, por tempo indeterminado e a titulo gratuito, por parte da Junta de Freguesia as instalações da Casa do Povo, sitas em Galisteu para sede da Associação de Apoio Social e Desenvolvimento de Galisteu e Vide-Entre-Vinhas, responsabilizando-se a Associação pelas futuras remodelações nas instalações.

 

• 11 de Maio de 1998

Registo definitivo dos Estatutos desta Associação no Livro nº7 das Associações de Solidariedade Social, sob o número 31/98, fls. 53, tendo nessa mesma data sido remetido à Imprensa Nacional, para Publicação em Diário da República.

 

• 27 de Junho de 1998

Publicação em Diário da Republica III Série, constando os seguintes dados: denominação, sede, fins, condições de admissão e exclusão dos sócios.

 

• 16 de Agosto de 2000

Foi realizado no Registo Nacional de Pessoas Colectivas o pedido de Certificado de Admissibilidade da Associação de Apoio Social e Desenvolvimento de Galisteu e Vide-Entre-Vinhas.

 

• 30 de Junho de 2000

Celebração do primeiro Acordo de Cooperação com o denominado, na altura, Centro Regional de Segurança Social do Centro/Serviço Sub-Regional de Guarda, representado pelo respectivo Director, Dr. António Carlos Camejo Martins, abrangendo este Acordo um total de 7 utentes.

 

• 1 de Julho de 2000

Inicio de prestação de serviços, oficialmente esta é a data em que tudo começou. Ainda que, parte do equipamento fosse emprestado ou adquirido em segunda mão (visto que, não havia dinheiro para mais).

 

•  29 de Dezembro de 2000

Atribuição por parte do Sr. Secretário de Estado, Dr. Rui Cunha uma carrinha de 9 (nove) lugares, (depois de muita insistência e muitos ofícios sem resposta), no valor de 2.931.137$00, qualquer coisa  como 14.655€ (catorze mil, seiscentos e cinquenta e cinco euros.