LISTA DE EVENTOS

III - Encontro "regresso às origens"

Em meados do mês de Agosto, mais precisamente nos dias 18 e 19 de Agosto organizamos o III Encontro Regresso às Origens que tinha, à semelhança do ano passado com o objetivo de mostrar aos mais novos e por outro lado relembrar aos mais velhos algumas das tradições de antigamente.

 

Assim o primeiro dia começou bem cedo, com o organização dos preparativos finais do certame, à tarde teve lugar a abertura oficial dos festejos, com a típica matança do porco, na qual os presentes puderam dar uma mãozinha, ajudando a segurar o porco. Depois disso, foi a vez das mulheres meterem mãos à obra e com o sangue do porco começarem a fazer as tradicionais morcelas, que no dia seguinte foram rapidamente vendidas. Já no final da tarde teve lugar o início do baile com o acordeonista Ângelo Brás que se prolongou pela noite dentro.

 

No domingo o certame abriu portas por volta das 9:30h com o hastear da bandeira, pouco depois foi feita abertura oficial das exposições (cavalos e ovelhas) e dos diferentes utensílios de lavoura (com o que era usado antigamente e o actual), pouco depois abriram portas os stands com venda de produtos regionais e pelo meio-dia teve lugar um almoço convívio que teve como menu uma feijoada à transmontana. Houve ainda espaço, para quem quisesse dar uma voltinha a cavalo.

 

Durante a tarde houve um espaço destinado aos jogos tradicionais como a  malha, a sueca e o fito.  Já perto do final do dia teve lugar a devolução de um mocho galego (athena noctua) ao seu habitat natural.

 

Após uma sessão de esclarecimento sobre a identificação, ecologia e conservação de aves de rapina nocturnas, os presentes tiveram a oportunidade de presenciar a libertação de um jovem mocho-galego.

 

Esta ave tinha sido recolhida na berma de uma estrada e recolhida por um particular que a entregou no Parque Ecológico de Gouveia, que por sua vez a encaminhou para o CERVAS. Após cerca de 2 meses e meio de recuperação, em contacto com outros mochos-galegos de diferentes idades, esta ave  regressou à Natureza num local próximo de campos agrícolas e áreas florestais.

 

No final do dia realizou-se um baile com o grupo Toka a Kantar, que marcou o final da organização do evento.